E-book: Luiz Gama, o abolicionista que sonhou um Brasil livre

ef216nov20-especialconsciencianegra-semana01-c4-download

 

Poeta, advogado, jornalista e um dos mais reconhecidos abolicionistas do país, Luiz Gama utilizou o dom da palavra para lutar pela sua liberdade e pela de outras centenas de escravizados no final do século XIX.

Sua história é quase um enredo de filme: filho de um homem branco com uma ex-escravizada africana, – a qual algumas fontes (e o próprio Gama) apontam que seria Luiza Mahin, figura de aura mítica,  ligada à Revolta dos Malês e cuja história foi romanceada no livro Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves – nasceu livre, mas foi entregue à escravidão ainda na infância, pelo próprio pai. Autodidata, aos 17 anos readquiriu a liberdade judicialmente. Anos mais tarde, tornou-se jornalista, escreveu poemas satíricos e especializou-se em batalhar pela liberdade de escravizados ilegalmente, libertando mais de 500 pessoas.

No e-book a seguir, um dos 9 que serão publicados ao longo do mês de novembro no Nova Escola Box na coleção Pensadores Negros, você conhecerá mais de perto esta figura incrível. Clique no botão para fazer o download, abrir e salvar no seu computador ou celular. Boa leitura!

CLIENTS

  • Nova Escola