Dimalice Nunes

Jornalista e pesquisadora

Há 25 anos pisei numa redação pela 1ª vez, o sonho de infância virava dia a dia, ganha pão. Mas nada de tinta preta nos dedos e máquinas de escrever: estreei com a internet. E o jornalismo online e em tempo real virou uma paixão em si. A formação, pela Cásper Líbero, viria um tempinho depois.

Foram quase 10 anos como repórter, outros 5 como editora. Investnews, Gazeta Mercantil, SBT, Agência CMA, Agência Estado. Em São Paulo, em Brasília, e de volta a São Paulo, sempre em economia.

A primeira sacudida veio em 2005, quando o escândalo do Mensalão recrutou mão de obra paulistana para encorpar a cobertura em Brasília. Lá fui para quase 4 anos de uma grande experiência profissional e de vida: Investnews/Gazeta Mercantil me levou, depois SBT, e a Agência CMA me trouxe de volta, em 2009, com um novo desafio. Era tempo de levar a experiência da rua para os bastidores, coordenando equipe, dando suporte ao repórter, cuidando da pauta e do texto final. Me encontrei na edição. E foi também para editar que segui, no finalzinho de 2010, para a Agência Estado. Lá, foi a vez de encarar de perto o mercado financeiro, editando material sobre finanças, principais setores produtivos da economia e tudo que pudesse ser relevante para o universo dos negócios.

Mas parada não fico e veio o desejo de me reinventar. O interesse pela nova forma de pessoas e empresas se comunicarem ganhou forma e força como uma nova fronteira profissional. Estudei, me preparei, e em 2013 assumi a área de conteúdo da Casa de Desenho, uma boutique de produção digital que, com o crescimento da publicidade das mídias sociais, precisava engrossar o caldo no planejamento e criação de conteúdo.

Esse novo caminho me levou à realização de outro sonho e por mais de três anos trabalhei de forma independente, produzindo conteúdo jornalístico, para marcas, institucional e o que mais pintasse. Colaborei também – com reportagem, edição e projetos especiais – com as revistas Superinteressante e Aventuras na História, os online CartaCapital e Carta Educação, o jornal DCI, a Agência Patrícia Galvão, entre outros. Foi um grande prazer poder usar a minha experiência e agilidade em veículos e projetos tão diferentes em forma e conteúdo.

Nova reviravolta e em 2017 uma espécie de “recaída”: voltei para a redação, desta vez como editora de CartaCapital online (material de reportagem aqui), de onde saí, em novembro de 2018, com excelentes resultados de audiência e retorno dos leitores após a cobertura da eleição mais tresloucada da história.

Foi naquele ano também que encarei mais um novo começo: a universidade, como mestranda em Economia Política na Universidade Federal do ABC.

Lá pesquisei as transformações da mídia pela ótica da economia política e suas implicações no mundo do trabalho dos jornalistas, com ênfase nas relações de gênero e trabalho. Tenho particular interesse em investigar como a estrutura familiar e patriarcal dos grandes conglomerados de comunicação contribuem para a precarização e expulsão precoce das mulheres deste mercado de trabalho.

O resultado foi a dissertação “Escalada da precariedade: os efeitos das transformações do trabalho na subjetividade das mulheres jornalistas na cidade de São Paulo”, defendida em setembro de 2020. A pesquisa virou ainda o livro “Escalada da precariedade das mulheres jornalistas: transformações do trabalho e subjetividade”, publicado em outubro de 2021 pela Editora Insular.

Com a ideia de conciliar de forma saudável trabalho e pesquisa, retomei a rota do trabalho independente colaborando com Editora Abril, Nova Escola e Problemas Brasileiros. Busco, ainda, diversificar projetos, tanto na produção de conteúdo jornalístico e para marcas, edição de texto e docência.

Na virada para 2022, assumi de forma integral roteiro e edição do programa CNN Soft Business, encarando a tradução de temas econômicos para o público da televisão. Em maio assumi a edição executiva do programa, que ficou na grade da CNN até janeiro de 2023.

Mais uma passagem por redações, desta vez na CNN Brasil, editando economia para o portal de notícias. De abril a setembro de 2023, atuei na coordenação de equipe, pauta, redação e edição de texto na editoria de economia.

Foi quase como “voltar para casa”, que que durante a maior parte da minha carreira me dediquei à cobertura de economia em tempo real. Mais uma vez a sensação foi de dever cumprido.

Saí não sem algum aperto no coração, mas o objetivo dos últimos anos é conciliar de forma saudável as esferas profissional e pessoal, o que tem se mostrado cada vez mais difícil nas redações. Por isso, retomei a trilha do trabalho independente, mantendo alguns trabalhos como freelancer, mas assumindo também de maneira fixa a edição da Problemas Brasileiros, em suas edições impressa e online. De maneira 100% remota cuido da elaboração de pautas, edição de texto e coordenação da equipe de colaboradores, tanto para as publicações quanto para redes sociais e produtos audiovisuais. Um trabalho que exerço com muito prazer e realização.
E sigo escrevendo a minha história.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4530003786534084

EXPERIÊNCIA
Subeditora
Revista Problemas Brasileiros
São Paulo · 03/2024 – present

Criação e coordenação de pautas, apuração, redação, edição de texto e orientação de colaboradores para as edições impressa e online da revista Problemas Brasileiros.

Freelancer
São Paulo · 01/2015 – present

Jornalista freelancer com matérias em economia, educação, política, história e direitos das mulheres publicadas em UOL, Você S.A., Problemas Brasileiros, Nova Escola, CartaCapital, Carta Educação, Superinteressante, Aventuras na História, DCI e Agência Patrícia Galvão, além de projetos de planejamento e produção de conteúdo para marcas.

Editora-chefe e roteirista
Seu Menino Filmes – CNN Soft Busines
São Paulo · 01/2022 a 01/2023 – present

Editora-chefe – de 06/2022 a 01/2012
Roteirista e editora – de 01/2022 a 05/2022

O CNN Soft Business foi uma revista eletrônica semanal da CNN Brasil que trazia uma visão informal, simples e divertida de temas ligados à economia, negócios e tecnologia.

Com concepção editorial, produção, redação e edição da Seu Menino Filmes e apresentação de Fernando Nakagawa e Phelipe Siani.

Em pouco mais de um ano de vida foram 64 episódios dos mais variados temas do universo econômico. Neste período o programa conquistou dois prêmios: +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2022, na categoria Programa de TV, e Prêmio C6 de Educação Financeira 2022.

Editora

CartaCapital Online
São Paulo · 04/2017 –11/2018

Reportagem, redação e edição diária para CartaCapital online. Um dos principais desafios foi a co-chefia do site na cobertura das eleições presidenciais de 2018, quando o veículo quebrou recordes históricos de audiência.
Ênfase em política, economia, questões relacionadas ao mundo do trabalho e gênero.

Parceira e Editora
Eder content
São Paulo · 11/2014 – 01/2017

O eder content é um novo modelo de produção de conteúdo jornalístico e customizado.
Saiba mais em http://www.edercontent.com.br/

Editora de Conteúdo
Casa de Desenho
São Paulo · 06/2013 – 01/2016

A Casa de Desenho é uma boutique de produção digital com quase 20 anos de mercado e experiência na criação, produção, animação e finalização de banners, sites, hotsites e e-mail mkt; produção e motion graphics para vinhetas e vídeos; animação de personagem 2D e 3D; e ilustração. Como o crescimento da publicidade das mídias sociais, vem ganhando expertise no planejamento de ações e produção de conteúdo e layout para essas mídias. Tem como clientes as principais agências de publicidade do País, como Leo Burnet, DPZ, Almap, Ogilvy, Africa, Click, Ampfy, Media Contacts, entre outras.
Planejamento e produção de conteúdo para mídias sociais;
Criação e redação para campanhas on line;
Gerenciamento de conteúdo;
Acompanhamento de marcas e seus possíveis virais e influenciadores;

Editora
Agência Estado
São Paulo · 11/2010 – 06/2013

Edição em tempo real de material produzido por repórteres em São Paulo, sucursais e correspondentes no exterior.
Coordenação e criação de pautas
O Empresas e Setores produz e distribui conteúdo de interesse do mercado financeiro, com noticiário focado nos principais setores produtivos da economia.

Editora e coordenadora de macroeconomia
CMA Markets (antiga Agência Leia)
São Paulo · 01/2009 – 11/2010

Editora responsável direta pelas equipes de correspondentes em Brasília e Rio de Janeiro e pela cobertura de macroeconomia em São Paulo;
Pauta e divisão de tarefas de toda a equipe de nacional da agência;
Edição de textos em tempo real de todas as editorias;
Por 7 meses, em 2010, responsável por toda a equipe da agência, na época com 26 jornalistas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Nesse período, responsável não só pelas questões editoriais, mas também seleção e contratação de pessoal.
Ainda em 2010, reestruturação da equipe e divisão dos profissionais em editorias;

Repórter correspondente
CMA Markets (antiga Agência Leia)
Brasília, Brazil · 8/2006 – 12/2008

Correspondente em Brasília para a cobertura, principalmente, do Ministério da Fazenda e do Banco Central.

Produtora
SBT
Brasília, Brazil · 12/2005 – 4/2007

De 12/2005 a 04/2006, responsável pela cobertura do dia a dia do Banco Central, dos ministérios econômicos e agências reguladoras. Elaboração e apuração de pautas nessas áreas para o SBT Brasil, na época, sob o comando de Ana Paula Padrão.
De 04/2006 a 07/2006, cobertura do Congresso Nacional, acompanhando votações, comissões especiais e CPIs.

Repórter
Investnews – Agência da Gazeta Mercantil
São Paulo e Brasília · 2/2004 – 12/2005

Em Brasília, de 07/2005 a 12/2005, cobertura diária para agência de notícias e jornais do grupo JB nas áreas de Comércio Exterior, Agricultura, Planejamento, Previdência e
Em São Paulo, de 03/2004 a 07/2005, cobertura diária em tempo real de diversos setores:
Indústria alimentícia, agronegócio varejo e serviços
Conjuntura industrial, com destaque para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Macroeconomia: políticas monetária e tributária e índices de emprego e atividade
Comércio exterior
Experiência na cobertura de questões trabalhistas e sindicais

Repórter
AutoData
São Paulo, Brazil · 10/2001 – 12/2003

Reportagem, redação e edição do conteúdo diário do Boletim AutoData, distribuído exclusivamente para assinantes.
Cobertura diária de Economia, Indústria Automobilística, Trabalho e Transporte. Experiência no fechamento da edição.
O conteúdo da Agência AutoData era veiculado também nos sites www.carsale.com.br, www.uol.com.br/carros e www.panoramabrasil.com.br.

Repórter
Agência AutoInforme
São Paulo, Brazil · 4/2000 – 11/2001

Agência de notícias especializada no fornecimento de conteúdo sobre o setor automotivo
*Jornal do Carro – Rádio Eldorado AM: Reportagem, apresentação do quadro “Giro pela Imprensa” e produção.
*Site www.autoplaza.com.br: Reportagem, redação e edição do conteúdo do Jornal AutoPlaza
*ShopTour Automóveis – TV ShopTour: produção

EDUCAÇÃO
Mestra em Economia Política Mundial
Universidade Federal do ABC
São Paulo, Brazil
Pós-graduação em Mídia, Política e Sociedade
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
São Paulo, Brazil
Jornalismo
Faculdade Cásper Líbero
São Paulo, Brazil
Gestão da Comunicação em Mídias Digitais
Centro Universitário Senac
2014 – 2014 (Incompleto)
Letras – Português
Universidade de São Paulo
1998 – 2000 (Incompleto)